Estadão e Zero Hora empatam na taxa de engajamento

Ambos com 2,71% de média, o Estadão e o Zero Hora conquistaram o topo da taxa de engajamento diária nas redes sociais medida pelo Torabit em setembro, um mês depois das Olimpíadas.

Dos onze veículos online pesquisados somente um único teve aumento na taxa de engajamento no mês, a IstoÉ, que veio de 1,03% em agosto para 1,15% em setembro, num crescimento percentual de 12%.

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No mesmo período, a maior queda foi a da Folha, com perda de 51% na sua taxa. A queda média entre os veículos que perderam engajamento foi de 27%.

Nas diferentes redes monitoradas, o Estadão se saiu melhor do que o Zero Hora tanto no Twitter (0,29%) quanto no Instagram (4,91%), conforme se vê no infográfico. O Zero Hora conseguiu o empate com 3,21% de taxa de engajamento no Facebook contra 2,93% do Estadão.

Novamente, foram os resultados no Instagram que puxaram os índices médios do Estadão e do Zero Hora.

No Facebook e no Twitter, no entanto, o campeão foi o UOL, com respectivamente 5,23% e 0,32% de taxa de engajamento.

No ranking de fãs, o R7 segue longe na frente no Facebook, com 12,5 milhões de fãs. Veja continua a primeira no Twitter com 7,3 milhões de seguidores e o

R7 segue também o primeiro no Instagram com 1,5 milhão de seguidores.

Sobre o ranking do Torabit

Este ranking é produzido mensalmente pelo Torabit, um sistema de monitoramento, análise e mobilização nas redes sociais.

A média diária de engajamento se refere às redes Facebook, Twitter e Instagram.

A taxa de engajamento mede o quanto os leitores de cada veículo gostam, comentam ou compartilham os seus conteúdos.

Para calcular a taxa de engajamento diária, o Torabit utiliza uma fórmula bastante simples. A equação é composta pela soma de ações que os internautas fazem em cada rede (curtem, comentam ou compartilham) multiplicada por cem e dividida pelo número de seguidores do veículo nessa rede ao final de cada dia. O resultado, em percentual, é o índice diário de engajamento em cada rede. A taxa de engajamento num período é a média das taxas de engajamento de cada dia do período.

Para compor o índice final, calcula-se a taxa média, nada menos do que a soma das taxas obtidas por cada veículo dividida pela quantidade de redes – três, neste caso.

O resultado, em percentual, permite comparar qual leitorado é mais ou menos engajado em relação aos conteúdos ofertados nas páginas oficiais de cada veículo esportivo em cada uma das plataformas sociais analisadas.

Mais detalhes no site: www.torabit.com.b

 

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