Brasil é representado por experiências valiosas no exterior

Edinho Silva (prefeito de Araraquara), Bill Gates, Augusto Gadela Vieira (Ministério da  Ciência e Tecnologia) e Caio Túlio Costa / Foto Divulgação da Microsoft Educação

Edinho Silva (prefeito de Araraquara), Bill Gates, Augusto Gadela Vieira (Ministério da Ciência e Tecnologia) e Caio Túlio Costa / Foto Divulgação da Microsoft Educação

Entrevista de Caio Túlio Costa a Joana Mendes publicada no site de Educação da Microsoft Brasil em abril de 2008

Uma das mais marcantes participações brasileiras no Fórum de Líderes de Governo 2008 (Government Leaders Fórum – GLF) foi a de Caio Túlio Costa, jornalista e presidente do IG, que compôs uma mesa redonda formada por Miguel Brechner, do ministério da Educação do Uruguai, Nivaldo Tadeu Marcusso, da Fundação Bradesco, Ana Lorena Moreira, da Fundação Sergio Paiz Andrade da Guatemala; Miguel Nussbaum da Universidade Católica do Chile.

Caio Túlio expôs sua experiência em educação e mostrou como apostou em uma solução inovadora para escolas brasileiras.

Em sua trajetória, Caio foi o empresário visionário que, junto com Ricardo Semler, identificou que a Microsoft poderia apoiar tecnologicamente a escola inovadora Lumiar, hoje mundialmente validada pela Microsoft e pela Universidade de Stanford, que partilham seus ideais sobre inovação na educação.

Este ano [2008] o GLF teve Coral Gable, em Miami, na Flórida, como sede e aconteceu nos dias 03 e 04 de abril. Acompanhe a entrevista com Caio Túlio na qual ele conta os pontos da sua participação no evento e sobre o mais novo projeto com parceria Microsoft.

Microsoft Educação: Houve um convite para sua participação no GLF? Como foi?

Caio Túlio: Tive uma reunião em São Paulo com o Michel Levy (Presidente da Microsoft Brasil) e o Paulo Cunha (diretor de Setor Público e Educação da Microsoft Brasil). Logo depois dessa reunião, o Paulo Cunha me disse que gostaria que eu fosse a Miami falar das minhas experiências em educação. Ele se referia ao nosso projeto do iG escola, ao projeto da Brasil Telecom de levar informática a 500 escolas da região onde ela atua, ao projeto da Escola Lumiar que eu acompanhei em São Paulo e se tornou uma das escolas inovadoras da Microsoft e ao projeto Programa Parlamentar sobre Educação do Instituto DNA Brasil.

Microsoft Educação: Que outras boas propostas apresentadas durante o Government Leaders Forum você destacaria?

Caio Túlio: Fiquei bastante impactado com a proposta uruguaia, em prática, de dar um computador para cada aluno e para cada professor.

Microsoft Educação: Qual a análise que você faz da participação do Brasil no GLF?

Caio Túlio: A melhor possível. Políticos de todos os calibres, Jacques Wagner, por exemplo, governador da Bahia, executivos como o pessoal da Fundação Bradesco e da Fundação Telefonica e gente ligada à educação estavam presentes. Os estudantes de Recife deram um show à parte junto com o Bill Gates com a invenção para cegos apresentada no último dia.

Microsoft Educação: O assunto tratado por você e por outros ícones da educação da América Latina foi a respeito da sua aposta em uma solução inovadora para as escolas brasileiras. Qual é essa solução?

Caio Túlio: As soluções inovadoras estão, primeiro, no projeto da Escola Lumiar – que é algo maravilhoso e vira de ponta-cabeça a educação. Sugiro que se visite o site da escola para conhecê-lo em profundidade. Em segundo lugar, no iG Escola, que leva, a baixíssimo custo, o melhor ferramental que uma escola pode ter para usar a tecnologia como suporte ao seu conteúdo pedagógico.

Microsoft Educação: Por que você acredita que essa solução pode ser desenvolvida nas escolas brasileiras?

Caio Túlio: O projeto da Lumiar é mais difícil de ser implantado em massa porque ainda está em fase, digamos, artesanal. E, além disso, necessita de muita vontade pedagógica, de muita criatividade e de muita disposição para mudanças radicais. O projeto do iG Escola pode ser desenvolvido a qualquer momento em qualquer escola (que tenha eletricidade e rede) e vem facilitar o dia-a-dia num mundo de mudanças tão constantes e tão dependente da tecnologia.

Microsoft Educação: De onde surgiu a idéia de se criar este Portal?

Caio Túlio: Surgiu de uma conversa minha com o Paulo Cunha e o professor Eduardo Morgado, coordenador do Laboratório de Tecnologia da Informação Aplicada, da Unesp em um café da manhã em São Paulo. Queríamos mais do que um portal de educação. Queríamos soluções. O iG escola então se tornou um pacote completo de serviços para modernizar a escola, permitindo um melhor aproveitamento das novas tecnologias no aprendizado dos alunos.

Microsoft Educação: O que o iG Escola oferece?

Caio Túlio: Com esses aplicativos, os professores podem gerenciar as aulas realizadas nos laboratórios, incluindo distribuição de telas de apresentação/gráficos, envio de mensagens, autorização ou bloqueio para execução de aplicativos (coletivo ou individual), aplicação de testes online e compartilhamento de arquivos. Outro diferencial: o software foi desenvolvido para facilitar a reconfiguração do laboratório de informática. Desta forma, os professores perderão menos tempo para preparar a sala de informática para a próxima aula. O serviço também inclui um construtor de sites, que permite à escola criar e manter um portal próprio e atualizado. O portal da escola oferece boletins on-line, salas de aulas virtuais, calendários de eventos, álbuns de fotos e biblioteca digital. O iG Escola também oferece e-mails para professores, alunos e pais de alunos. A sala de aula virtual é parte permanente do portal. Nela, é possível recuperar o conteúdo de aulas perdidas e organizar um calendário de atividades.

Microsoft Educação: O iG Escola foi feito baseado no conceito de Aprendizagem Um para Um?

Caio Túlio: O desenvolvimento do iG Escola não foi baseado no conceito de Aprendizagem Um para Um, mas todo o conjunto de aplicativos pode ser instalado normalmente em computadores como o Classmate. O uso dos aplicativos como o Disco Virtual, BlueLab (Software de gestão de aula) e portal da escola, podem ajudar a desenvolver o conceito de aprendizagem de um computador por aluno.

Microsoft Educação: Como você define o conceito “Anytime anywhere Learning” (Aprendizagem a qualquer hora e em qualquer lugar)?

Caio Túlio: Eu acho que as melhores palavras para isso são educação e mobilidade.

Microsoft Educação: Quais, na sua opinião, são as maiores contribuições que o iG Escola pode trazer para quem adere a ele?

Caio Túlio: O iG Escola devolve ao professor o controle total da aula dentro de um laboratório de informática. Isso permite que o uso do computador realmente potencialize o aprendizado do aluno. Além disso, o professor ganha produtividade, pois perderá menos tempo na preparação da sala para a aula. A escola ganha um portal fácil de criar e manter e que agregará toda comunidade.

Microsoft Educação: Qual foi a relevância da parceria com a Microsoft para o desenvolvimento desse projeto?

Caio Túlio: A participação da Microsoft, assim como dos demais parceiros, foi essencial. O modelo de licenciamento utilizado nos softwares da Microsoft no iG Escola é inovador para este mercado e inédito no mundo. A Microsoft atuou incansavelmente para viabilizar o projeto e permitir que o custo do iG Escola fosse acessível até para pequenas escolas. Quando começamos a desenhar o projeto, tanto eu quanto o Paulo Cunha e o professor Eduardo Morgado tínhamos claro que não iríamos a parte alguma se o custo desta operação para as escolas fosse proibitivo. Os três abriram mão de margens e o negócio se viabilizou a um custo extremamente atraente para pequenas e médias escolas.

Entrevista: Joana Mendes

Fotos: Divulgação

Compartilhar