A um passo do Second Life

Recepção aos residentes do Second Life Brasil,  produzido pelo iG e Kaizen

Recepção aos residentes do Second Life Brasil, produzido pelo iG e Kaizen

Tudo o que você queria saber sobre SL e não tinha a quem perguntar

Second Life é um jogo? É só modismo? É daquelas novidades das quais todos falam, mas ninguém sabe do que se trata? Como eu faço para estar “no” Second Life? (O adequado seria “na” segunda vida) Quais são as oportunidades de negócio? Como ganhar dinheiro ali dentro? (Há quem diga que esta última pergunta é a que importa…).

Como tudo em internet, a novidade Second Life se destaca na velha mídia. Freqüenta a primeira página dos jornais, ganha capas de revistas semanais e até reportagens na televisão. A velha mídia trata bem o novo. Simultaneamente, começaram críticas e brincadeiras. “Mundo estranho”, conforme a Forbes, nos EUA. “A segunda vida sem sexo seria uma vida triste, certamente”, ironizou a Wired.

Second Life não é jogo, mas você pode jogar ali dentro e até montar um cassino. Second Life é exatamente um ambiente – virtual – no qual você gera uma vida quase igual à vida real. Por ser virtual, vai-lhe trazer a vantagem de ser quem você quiser e do jeito que você desejaria. Se não quer ser outro, então seja você mesmo. Também pode. Tudo é possível. Desde que você cumpra certas regras.

Começa que você precisa de um computador capaz de boa navegação gráfica – ou seja, um computador acertado para jogos, mesmo que Second Life não seja jogo. Ele não vai funcionar com conexão discada nem com conexão via satélite, precisa de banda larga (DSL ou cabo). Roda melhor no Windows XP (Service Pack 2) e a configuração recomendada pelos criadores do sistema (a Linden Research, de San Francisco) é um processador de 1.6GHz Pentium 4 (ou Athlon 2000+ ou superior); memória mínima de 512MB (ou superior) e placa de vídeo nVidia GeForce FX 5600, GeForce 6600, ATI Radeon 9600, X600 ou qualquer uma superior. Parece complicado, mas não é. Qualquer adolescente se vira bem com esta sopa de letras. Se você tiver um filho com mais de onze anos ele pode cuidar de tudo isso.

Agora, vamos ao que interessa. Entre no site do Second Life (em português: www.secondlifebrasil.com.br) e baixe o programa (ou seja, faça o download do sistema que vai ficar instalado em seu computador à distância de um clique num ícone na sua tela) que lhe permitirá criar sua segunda vida a partir de um território preparado em bom português pelos parceiros Kaizen e iG. Você será convidado a adotar um nome para a sua segunda vida e terá que escolher um entre inúmeros sobrenomes disponíveis. Escolhido o sexo, nome e sobrenome, e feito o download, você terá o seu avatar que nada mais é do que um boneco nascido nú e sem órgãos sexuais. Caso você não compre uma roupa para ele, então vai receber gratuitamente uma vestimenta básica, que não envergonha ninguém. Se você quiser adquirir órgãos sexuais (para fazer o que a Wired proclama) ou adquirir qualquer bem ali dentro, vai precisar de crédito. E o crédito se chama Linden.Você terá que enfiar a mão no bolso e desembolsar alguma quantia por meio de seu real cartão de crédito. Se vender qualquer coisa, vai receber em Lindens.

Quando nasce, o avatar despenca na área brasileira do site. Vem com capacidade de voar numa terra sem congestionamentos, sem atrasos em aeroportos, sem chuva nem neblina. Vai encontrar gente muito facilmente e conversar como num chat. A plataforma é totalmente aberta. Funciona como um outro enorme e abrangente ambiente virtual, exatamente como funciona a internet. Qualquer pessoa pode fazer o que bem desejar ali dentro. Pode montar qualquer negócio. Pode criar uma confecção de roupas para avatares, um indústria de perucas, um restaurante de comidas virtuânicas (virtuais e orgânicas), um jornal, uma loja que remeta para o seu site na internet, para sua loja física em qualquer lugar real do mundo ou ainda prestar serviços – como o de construir carros, casas, lojas, bares edifícios, praças ou ambientes especiais. Existem regras, é evidente. Os formuladores da realidade virtual da segunda vida estão atentos para que elas sejam cumpridas.

Como ganhar dinheiro? Simples. Empreendendo. Dependendo da inteligência do empreendimento, do tamanho do investimento ou da sorte de estar no momento e no lugar certo, você terá o retorno planejado – caso faça corretamente o que deve ser feito nos negócios. As regras são as mesmas tanto na vida real quanto na segunda vida. Tentei responder às dúvidas básicas. Que sua segunda vida seja próspera e divertida.

*Caio Túlio Costa é jornalista e presidente do Internet Group (iG + iBest + BrTurbo). O texto foi publicado originalmente na edição de 16/7/07 do Meio & Mensagem, na pág. 11.

Compartilhar