O trabalho de consultoria e assessoria de CAIO TÚLIO COSTA é auxiliar empresas na construção de estratégias que assegurem sucesso ao negócio digital, com geração de receitas robustas e alta rentabilidade a custos reduzidos.
o consultor CAIO TÚLIO COSTA atende empresas que necessitem:
– Elaborar estratégia de ação para manutenção/ampliação de mercado, redução de custos e aumento de produtividade.
– Ajustar-se a um modelo midiático moderno, evitando a canibalização de seus produtos.
– Estruturar site/portal com conteúdo de informação e entretenimento especialmente concebido (ou adaptado) para internet e sustentado por receitas de publicidade (texto e display), e-commerce e/ou serviços.
– Planejar conteúdos para internet e novas mídias (internet, redes sociais, aparelhos móveis) com modelo de negócio rentável.
– Avaliar estrategicamente o negócio digital em tempos de mudanças velozes de tecnologia e de modelos de negócios.
– Estruturar negócio digital no Brasil para empresa estrangeira.
– Iniciar um serviço de atendimento mais sofisticado ao consumidor.
O consultor CAIO TÚLIO COSTA atua nas seguintes áreas:
Estratégia para Mídia Clássica
• Análise da situação da empresa; planejamento estratégico; elaboração de plano de negócios e de plano de ação, com envolvimento das áreas de Conteúdo, Comercial, Recursos Humanos, Jurídica, Tecnologia e Marketing.
• Demonstração das mudanças em curso na indústria; planejamento estratégico de migração para nova mídia; elaboração de plano de negócios e de ação sustentado em database único, publicidade display e texto, sistema de billing/payment e redesenho do parque tecnológico.
• Implantação ou acompanhamento de ouvidoria/ombudsman.
Estratégia para Mídia Digital
• Definição de modelo de negócio na mídia digital: identificação de conteúdos (informação, entretenimento, interação) e de plataforma tecnológica, com foco na radiografia do mercado; planejamento estratégico, plano de negócios e plano de ação.
• Detecção das mudanças tecnológicas na indústria; planejamento estratégico, plano de negócios e de ação.
• Análise da situação da empresa e elaboração de estratégia para e implantação de database único; monitoramento e ação nas redes sociais, análise de necessidade de publicidade display e/ou texto e de sistema de billing/payment.
• Implantação ou acompanhamento de ouvidoria/ombudsman.
Estratégia Digital para empresas em geral
• Análise do negócio e das possibilidades de exploração de mídia digital; definição de foco de exploração do mercado internet e móvel (uso de internet e de redes sociais com interface comercial; sistema de publicidade display e texto, sistema de billing/payment; criação de conteúdos digitais); elaboração de planejamento estratégico, plano de negócios e de ação.
• Elaboração de estratégia de ação para empresas que queiram desenvolver:
− Conteúdos digitais;
− Monitoramento e ativação nas mídias sociais;
− Gerenciamento do Relacionamento com Clientes – CRM;
− Segmentação de Clientes;
− Gerenciamento da Fidelidade;
− Gestão do Conhecimento;
− Comunidades Online;
− Publicidade display e/ou texto;
− Implantação de ouvidoria/ombudsman.
Sobre Caio Túlio Costa
Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Caio Túlio construiu sólida carreira como jornalista e executivo (21 anos no Grupo Folha), professor de comunicação (Faculdade Cásper Líbero-SP e ESPM-SP), ombudsman (primeiro a implementar a função no Brasil, na Folha de S. Paulo) e publisher (criador da Revista da Folha).
Notabilizou-se como fundador e primeiro diretor geral do maior serviço online brasileiro (UOL), especialista em fusão de empresas de mídia digital (UOL + BOL, ZipNet + UOL), reorganizador do modelo de negócio de empresas de mídia digital (iG, BrTurbo e iBest, que se fundiram no Internet Group) e consultor da Oi (responsável pela elaboração da estratégia de uma plataforma multimídia convergente para internet, celular, rádio e TV).
Também é autor de livros sobre comunicação como “Ética, jornalismo e nova mídia – uma moral provisória” (Zahar, 2009) e “Ombudsman, o relógio de Pascal” (Geração Editorial, 2006), além de organizador de livros sobre estratégia, como “50 brasileiros param para pensar o futuro do país” e “Somos ou estamos corruptos?”, editados pelo Instituto DNA Brasil, do qual foi um dos fundadores quando presidiu a Fundação Semco.
Caio Túlio foi também responsável pela comunicação digital das campanhas de 2010 e 2014 de Marina Silva.