Quem é quem nas redes sociais

 

PUBLICADO NO OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA EM 23/02/2016 NA EDIÇÃO 891

Caio Túlio Costa

O ranking mensal de engajamento de jornais e portais nas redes sociais, organizado pelo Torabit, revelou em janeiro os seguintes destaques:

* O R7 é o veículo de comunicação com a maior quantidade de seguidores nas redes sociais em janeiro de 2016.

* Mas o veículo que tem a maior taxa de engajamento, na média entre as redes, é o Estadão.

* No Facebook, especificamente, quem tem mais engajamento é O Globo.

* No Twitter, é o UOL.

* No Instagram, o campeão é o Estadão. O portal Terra não efetua atualizações nesta plataforma desde agosto de 2015.

Veiculos_Jan16

O Torabit é um sistema de monitoramento, análise e mobilização nas redes sociais. Os dados fazem parte da divulgação, a partir de agora sistemática, do ranking mensal de presença e engajamento de veículos brasileiros nas redes sociais.

No infográfico, que acompanha esta divulgação, pode-se ver detalhes do desempenho dos maiores jornais e portais do país no ambiente social da internet. Ou seja, examinar como se saíram os oito principais jornais e portais que possuem presença constante nas redes sociais.

A taxa de engajamento mede o quanto os leitores de cada veículo gostam, comentam ou compartilham os seus conteúdos. Por enquanto, o Torabit divulga as taxas das três principais redes: Facebook, Twitter e Instagram.

Para calcular a taxa de engajamento, o Torabit utiliza uma fórmula bastante simples. O algoritmo é composto pela soma de ações que os internautas fazem em cada rede (curtem, comentam ou compartilham) multiplicada por cem e dividida pelo número de seguidores de cada veículo ao fim de cada mês.

O resultado final é a taxa média, nada menos do que a soma das taxas obtidas por cada veículo dividida pela quantidade de redes – três neste caso.

O resultado, em percentual, permite comparar qual leitorado é mais ou menos engajado em relação aos concorrentes de qualquer um dos veículos.

, ,
Compartilhar