Caio Túlio Costa participou em 16 de novembro de 2009 do seminário Info, da Abril, dedicado ao “Poder do Marketing de Busca”.
Integrante do painel “O SEM do futuro” (SEM quer dizer Search Engine Marketing), Caio Túlio discutiu o tema com Abel Reis, presidente da Agência Click, e com Wagner Martins, da Espalhe Marketing de Guerrilha.
Busca social terá importância maior
Por André Cardozo
A relação entre mídias sociais e ferramentas de busca foi um dos assuntos da mesa-redonda O SEM do Futuro, que ocorreu durante o Seminário INFO O Poder do Marketing de Busca.
Wagner Martins, diretor da Espalhe Marketing de Guerrilha, citou o Google Social Search como um exemplo da integração entre redes sociais e busca. “O Google Social Search não se limita a mostrar apenas os resultados orgânicos do Google. Ele mostra também resultados publicados pela rede de amigos do usuário. E é esse tipo de conteúdo que muitas vezes é o mais confiável”, explicou.
Abel Reis, presidente e COO da AgênciaClick, acrescentou que a integração entre redes sociais e ferramentas de busca ainda está em estágio inicial. “Uma citação de marca no LinkedIn tem peso e contexto diferente de uma citação no Facebook, no MySpace etc. E as ferramentas de busca ainda não sabem lidar com essas diferenças”, explicou.
Caio Túlio Costa, consultor de novas mídias, acrescentou que uma grande mudança das redes foi o maior poder dado ao consumidor. “Nós jornalistas não lidamos bem com esse poder enorme que está na mão do usuário”. Costa citou como exemplo o caso United Airlines, em que um cliente insatisfeito com a quebra de guitarra durante um vôo fez um vídeo criticando a empresa. O vídeo foi um hit instantâneo e causou graves danos à imagem da United.