RODA VIVA – 21/07/2008
Com Caio Túlio Costa, diretor-presidente do IG
A ética no jornalismo está no centro do debate deste programa [levado ao ar em julho de 2008], tanto na sua forma enquanto imprensa tradicional quanto nas novas mídias. O assunto é tema da tese de Caio Túlio Costa, defendida em junho de 2008 sob o título “Moral Provisória – Ética e jornalismo: da gênese à nova mídia” [e depois publicada em livro, pela Zahar].
Caio Túlio Costa é jornalista, professor, doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e executivo na área de comunicação. Com passagens pelo jornal Folha de S. Paulo, UOL e Fundação Semco (Fundação mentora e catalisadora de projetos educacionais, culturais, ambientais e estratégicos) é ainda autor dos livros O que é Anarquismo (1981), Cale-se (2003) e Ombudsman – O Relógio de Pascal (1991; reeditado em 2006).
Em 2006, Caio Túlio Costa assumiu o cargo de diretor-presidente do Internet Group, braço de internet da Brasil Telecom, responsável pela operação dos portais iG, iBest e BrTurbo [cargo que deixou em janeiro de 2009 para se dedicar à consultoria de multimida para a Oi]. É ainda professor de Ética jornalística da Fundação Cásper Líbero, em São Paulo.
Entrevistadores: Carlos Eduardo Lins da Silva, ombudsman da Folha de S. Paulo; Luiz Garcia, colunista do jornal O Globo, Mário Sérgio Cortella, professor titular do departamento de Teologia e Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: e Lia Rangel, jornalismo web da TV Cultura.
Perguntas dos telespectadores: Laís Duarte.
Cobertura do Roda Viva na Internet com usuários do comunicador Twitter no estúdio: André Deak, jornalista (twitter.com/andredeak); Elisandela Roxo, jornalista do jornal O Estado de S. Paulo (twitter.com/roxo); Marcelo Soares, jornalista – (twitter.com/msoares).
Apresentação: Lillian Witte Fibe
Texto publicado pelo site da TV Cultura.