Sobre o sol, a peneira e a TV

Modelo chinesa apresenta celular da Nokia que transmite programas de TV

Modelo chinesa apresenta celular da Nokia que transmite programas de TV

Televisão brasileira resiste ao aumento das novas mídias, diz Ibope

O Ibope concluiu que a televisão brasileira resiste ao crescimento das novas mídias. O tempo que os brasileiros passam na frente da televisão não tem caído na mesma velocidade de outros países. Nos EUA, por exemplo, conforme a Nielsen Media Reserch, a audiência televisiva vem sendo erodida na média de 2% por ano já faz uma década, enquanto a população norte-americana ganhou 30 milhões de pessoas.

Nota publicada este mês na Folha diz que, depois de aumentar meia hora por dia entre 2001 e 2005, o tempo de audiência tanto na TV aberta quanto na TV paga, teve “redução no ritmo de crescimento” em 2006. Queda mesmo houve no tempo dedicado à TV por parte das pessoas com mais de 50 anos. Elas assistiram quatro minutos a menos de televisão em 2006: 5h34min contra 5h38m no ano anterior. Houve crescimento de tempo nas classes C, D e E.

“Na média, o brasileiro assistiu à televisão durante impressionantes (sic) 5 horas, quatro minutos e 23 segundos por dia em 2006. Em 2001, essa média nacional era de 4h37min15s”, dizia a nota. Uma conta simples, multiplicar a quantidade de horas pelos dias do ano, leva a um número pouco impressionante se comparado ao norte-americano: o brasileiro dedicou 1.850 horas por ano à televisão em 2006. A Nielsen diz que o americano deixa um pouco mais de quatro horas por dia para a televisão, ou seja, 1.460 horas por ano, 30% a menos do que o brasileiro.

Dora Câmara, do Ibope, explicou à Folha que os mais jovens aderiram às novas tecnologias, mas as consomem simultaneamente à televisão – como se isso fosse pouco. Ela disse outra coisa, essa sim impressionante, porque é daquelas capazes de tapar o sol com a peneira: “A internet poderia estar afetando o meio, mas a TV continua intacta (sic), tanto que foi vista por 95% da população em 2006. A TV resiste porque entrega um produto que o público quer ver”, segundo ela.

Sim, a TV aberta brasileira, por conta da Globo, é uma televisão de qualidade internacional, equivale-se à boa TV paga de muitos países e marca presença em quase todos os domicílios, até nos mais miseráveis. Não está em jogo a audiência total da televisão, ou seja, a quantidade de pessoas que têm acesso a ela. Está em jogo uma outra coisa: o tempo que as pessoas dedicam à televisão.

E esse tempo vem caindo. Evidente que cai aceleradamente fora do Brasil, em países onde a população tem poder de compra suficiente para se distrair com mais coisas do que apenas a TV, onde ela disputa tempo com muito mais passatempos do que outrora. Só não o faz com mais vigor aqui porque o país é pobre e a penetração dos novos aparatos tecnológicos é pequena, com exceção do celular – que já passou a casa de 100 milhões de aparelhos em uso. Não existem mais de 4,5 milhões, no máximo 5 milhões de assinantes pagantes de TV no Brasil. O mesmo número vale para os assinantes pagantes de banda larga, quantidade pequena se comparada à de aparelhos de TV e de celulares. Mesmo a internet discada tem penetração relativa e ajuda a fazer com que cerca de 15% da população passe pela internet uma vez por mês (número, no entanto, que garante à internet o status de segunda mídia nacional em audiência).

Aos poucos, as novidades da nova mídia entram no gosto da população. Na própria medida da produção em escala, os preços caem e a população até pode ver melhorar sua capacidade de compra. Quem disputará o tempo da televisão então? O celular, o computador, o DVD, o CD, o iPod, o e-book, o palm, o notebook, todos os aparelhinhos para ouvir música em MP3, o console de videogame, além de tudo o que está por vir e ainda não sabemos.

Muito se fala do fim das velhas mídias, em especial dos jornais porque os jornais agora são lidos no computador. A internet iria matar a indústria do jornal. As reações são monótonas: o jornal não matou o livro, a televisão não matou o rádio, o DVD não matou o cinema.

Não é nada disso.

Ninguém vai matar a televisão nem o jornal ou a revista. O elemento vivificador, a tecnologia propiciadora de acesso universal e móvel à profusão das informações, leva indústrias a ver mirrar seu tempo de consumo, como a da televisão, ou a entrar em declínio, como a do jornal. Não significa que irão morrer, significa que passou o apogeu. Só isso. E isso é muito.

Caio Túlio Costa é jornalista e diretor presidente do Internet Group, que reúne o iG, o iBest e o BrTurbo. E-mail: caiotulio@ig.com.br Texto originalmente publicado no semanário Meio & Mensagem, edição de 26/02/2007, pág. 8

Compartilhar