Na 5ª cúpula sobre Apps & Tablets

Falei nesta terça-feira, 30 de outubro, na World Publshing Expo 2012, em Frankfurt, sobre as relações dos jornais brasileiros com a Apple, em especial a Newsstand, e o Google, em especial o Google News.

Na palestra, intitulada “Brazilian Publishers vs. Apple Store Rules”, discorri sobre como os jornais brasileiros estão encaminhando suas negociações para participar da Apple Store e poder oferecer assinaturas digitais também via Newsstand, em moeda brasileira.

Expliquei que não há acordo fechado até este momento porque a Apple ainda não atendeu as necessidades dos jornais brasileiros. Além de questões de princípio, elas incluem a obrigatoriedade de emitir nota fiscal para o assinante dos produtos editoriais, sejam digitais ou impressos.

Na apresentação, contei que os jornais e a Apple ainda não chegaram a um acordo. Na mesma palestra discorri sobre o histórico da relação dos jornais brasileiros com o Google. Há mais de um ano que a grande maioria das edições digitais dos jornais está fora dos resultados do Google News.

No mesmo momento em que eu falava na feira em Frankfurt,  revistas e jornais europeus discutiam a possibilidade de o Google pagar pelos links dos jornais nos seus resultados, não apenas no Google News, mas também na busca orgânicos. A propósito, leia reportagem publicada pelo International Herald Tribune: “Google digs in its heels as publishers seek their cut”.

Falei no evento na condição de diretor do Comitê de Estratégias Digitais da ANJ, a Associação Nacional de Jornais. A palestra foi em 30 de outubro de 2012 do “5º Tablet and App Summit” durante a a exposição anual da indústria de jornais e notícias, a World Publishing Expo 2012, ocorrida em Frankfurt de 29 a 31 de outubro de 2012.

Mais de 100 pessoas, publishers e executivos da indústria de jornais de várias partes do planeta, estavam presentes. Entre os palestrantes, também falaram Stephen Pinches, do Financial Times; Alexandra Hardiman, do New York Times, David Heimburger, da revista Stern; Jamie Bill, da Condé Nast (Vogue) e Philippe Jannet, da ePresse – um concorrente da Newsstand na França.

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