Alberto Dines aos 80 anos

Em fevereiro de 2012 o jornalista brasileiro Alberto Dines completou 80 anos.

Entre as comemorações previstas está previsto para 22 de março, na Fapesp em São Paulo, o seminário “Conhecimento científico do jornalismo no Brasil:
a contribuição de Alberto Dines”.

Com a participação de Celso Lafer, Fernando Gabeira, José Marques de Melo, Carlos Eduardo Lins da Silva, Eugênio Bucci, Carlos Vogt, Luiz Egypto, Caio Túlio Costa e do próprio Dines, o seminário é aberto ao público que pode se inscrever online.

Nele, a tentativa será a de explorar a carreira e decifrar a exuberante personalidade do pioneiro e maior incentivador da crítica da mídia (media criticism) no Brasil.

Criador e diretor do Observatório da Imprensa (tanto na versão web quanto nas versões radiofônica e televisiva), o primeiro veículo transmídia do país, Alberto Dnies é o autor de um dos maiores clássicos da literatura acadêmica sobre jornalismo, “O Papel do Jornal”, há mais de 40 anos adotado na bibliografia de quase todos os cursos de graduação e pós-graduação em jornalismo no país.

Na Universidade de Campinas, ele foi um dos responsáveis pela criação do Labjor (Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo),  um centro de referência, no país e na América Latina, para a formação e para os estudos em divulgação científica e cultural, além de comandar redações (como a do Jornal do Brasil nos anos 60) e trabalhar nos principais veículos de comunicação do país. 

Programação do Seminário sobre Alberto Dines:

8h30: Recepção e café.

9h: Abertura por Celso Lafer, presidente da FAPESP.

9h30: Criação do Departamento de Pesquisa do Jornal do Brasil por Fernando Gabeira, jornalista, escritor, ex-deputado federal.

10h: Estruturação das disciplinas de Jornalismo Comparado e Teoria da Imprensa por José Marques de Melo, professor emérito da ECA/USP.

10h30: Jornalismo e biografia: a construção de “Morte no Paraíso: A Tragédia de Stefan Zweig” por Sérgio Vilas-Boas, doutor em comunicação pela USP.

11h: Cadernos de Jornalismo e Comunicação por Carlos Eduardo Lins da Silva, livre-docente e doutor em Comunicação pela USP.

11h30: Perguntas e respostas.

12h: Almoço.
 
13h30: Crítica da imprensa (Jornal dos Jornais, revista Imprensa, Jornal da Cesta e Observatório da Imprensa) por Caio Túlio Costa, doutor em Comunicação pela USP e professor da Faculdade Cásper Líbero.

14h: Livro “O Papel do Jornal”, um dos mais importantes estudos sobre o jornalismo no Brasil por Eugênio Bucci, doutor em Comunicação pela USP e professor da ECA/USP.

14h30  A experiência do Labjor na Unicamp por Carlos Vogt, doutor em Ciências pela UNICAMP, ex-reitor da UNICAMP, ex-presidente da FAPESP.
 
15h: Intervalo para café.

15h30: Jornalismo na internet por Luiz Egypto, jornalista, mestre em História pela PUC-SP.

16h: Perguntas e respostas.

16h30: Encerramento por Alberto Dines, diretor editorial do Projor.

Compartilhar