Modelo danificado

Texas, alunas criam conteúdo de mídia online em curso de Jornalismo

Texas, alunas criam conteúdo de mídia online em curso de Jornalismo

Nova mídia apresenta desafios para imprensa

Uma das conclusões a que chego quando examino o uso das novas mídias pela publicidade é a mesma quando analiso a maneira como produtos da tradicional mídia impressa aparecem na nova mídia. São reproduções exatas de títulos, sub-títulos, textos, fotos…No máximo, os conteúdos ganham complementos e extensão, porque na internet o espaço é mais barato. Os assuntos são transpostos mecanicamente para as telas, sem preocupação nem com o novo suporte nem com o principal, o jeito pelo qual sua excelência, o consumidor, lida com elas.

O assunto ganha cada vez mais relevância porque a indústria da mídia engatinha no seu desenvolvimento digital. Quem não se levantar e andar, agora, vai perder a corrida num tempo que encurta a cada segundo e exige rapidez de tomada de decisão para investimentos na construção de um outro modelo, no qual as ferramentas de interação darão o tom. Para ficar em dois exemplos, compare o valor de mercado de uma vetusta companhia de mídia, a Time Warner, US$ 76 bilhões, contra o valor da jovem e interativa Google, US$ 119 bilhões.

A incapacidade para lidar com muita informação e muita transformação leva a uma desinteligência na adaptação para um novo modelo de comunicação, aliada a uma leitura equivocada dos ensinamentos, segundo os quais o meio é a mensagem.

As comunidades virtuais se formam e se fundam numa maneira distinta de ver, escrever, interagir e aprender. Os métodos usados pela velha mídia fantasiada de nova teimam em reproduzir o clássico modelo da comunicação, como notou muito bem o executivo e scholar canadense Joe Pilotta em artigo publicado na web (What’s new about new media?). Ele reclama que a comunidade da propaganda – e da mídia tradicional, acrescento eu – continua agarrada àquele modelo danificado para o qual a comunicação se dá em cinco fases: fonte, transmissor, sinal, receptor e destinatário.

Serei mais claro e os argumentos seguintes se inspiram no raciocínio do Pilotta. Não bastam banners arquitetados com a mais recente das tecnologias que o fazem pular, dançar, abrir-se, tocar música, derramar-se, desconstruir-se e implorar por um “clique aqui”. Pouco valem “links patrocinados” no aparente lugar e momento certo ou malas diretas eletrônicas, ainda que com retorno equivalente ao das malas diretas tradicionais. Nada disso conseguirá o devido e grandioso retorno na nova mídia, se os conteúdos continuarem transpostos como se a comunicação ainda se desse na base de que nada acontece à mensagem própria, com exceção da sua própria transferência ao destinatário.

Ainda se imagina uma separação entre canal e conteúdo, que a mensagem precede a transferência e que a contribuição do meio de distribuição seria evitar o ruído, a distorção da mensagem original. Ou que os sujeitos que se comunicam estão pré-determinados e não seriam realmente afetados pelo processo de comunicação, que eles simplesmente emitem e recebem mensagens.

O fato mais assustador é que as novas mídias viram de ponta cabeça a comunicação. As possibilidades interativas que carregam os aparelhos celulares, os computadores, os dispositivos de jogos e de música e, em breve, a televisão digital exigem muito mais reflexão, compreensão e criatividade do que revela a capacidade criativa dos criativos. Por mais incrível que possa parecer, o velho homem de mídia Rupert Murdoch colocou o dedo na ferida ao citar o “media man” Jeff Jarvis: “Dê às pessoas o controle da mídia, elas o usarão. Não dê às pessoas o controle da mídia, você as perderá”.

O desenvolvimento das novas tecnologias de comunicação é de fato um processo que faz alterar continuamente o ambiente. Não pode ser visto como se fosse capaz de decepar as capacidades humanas e delegá-las à mídia. No começo, a televisão era feita como um rádio com a imagem do locutor. A internet é rica porque pode misturar texto, foto, áudio e vídeo na tela do computador à sua maneira, de uma forma que o pessoal mais velho não entende, mas a criança a intui e navega sem manuais.

A publicidade hoje usa a nova mídia como fez com a televisão no seu início. Só que a televisão levou algumas décadas para se erigir no que é. Vem de um tempo em que o mundo tinha tempo.

Artigo originalmente publicado no Meio&Mensagem, número 1207, de 8 de maio de 2006, na pág. 10.

Compartilhar