Estratégias de mídias sociais nos portais

Participação em mesa-redonda no Campus Party Brasil 2009 com a presença de Paulo Castro (diretor geral do Terra Brasil) e Guilherme Ribenboim (Yahoo! America Latina) e mediação de Manoel Fernandes (Revista Bites). São Paulo. 23/01/2009.

Leia abaixo cobertura do blog Talk:2 em 27/01/2009, às 18:28
 
Interação entre portais e redes sociais

Por Thaís Pontes

Na área do CampusBlog, um debate com representantes de três grandes portais brasileiros teve como tema o uso das redes sociais pelos portais. Caio Túlio Costa, ex-presidente do iG, Guilherme Ribenboim, do Yahoo! Brasil, e Paulo Castro, do Terra, afirmaram que a tendência é o uso cada vez mais do conteúdo gerado pelo usuário dentro dos grandes portais.

A maior preocupação no uso do conteúdo gerado por usuário é quem se apropria deste produto: o usuário ou o portal? Segundo Ribenboim, do Yahoo!, o usuário sempre deve ser o dono de seu conteúdo. “Todos os portais que tentaram se apropriar do conteúdo não sobreviveram. Hoje tem tanta gente fazendo conteúdo que é impossível tomar conta de tudo. Temos que abrir as portas para que esse conteúdo faça parte do portal de maneira natural. Nosso interesse não é enjaular ninguém”, disse Guilherme Ribenboim, do Yahoo!.

Caio Túlio Costa, do iG, afirma também que o papel dos portais na relação com as redes sociais é dar exposição ao conteúdo do internauta. “Não há, da parte de ninguém, a idéia de controlar o conteúdo criado pelo usuário. O portal não dá outra coisa, a não ser visibilidade. O portal usa sua massa crítica e capacidade de audiência para dar visibilidade ao conteúdo do usuário”, afirmou Caio Túlio Costa.

Outro assunto abordado no debate foi a prática de um portal linkar para outros sites, mesmo que seja da concorrência, o que já acontece no Yahoo! Brasil. “Linkando para outros lugares, o usuário vai saber que no Yahoo! ele vai encontrar o melhor conteúdo da internet, independente de onde esteja”, afirmou Guilherme Ribenboim.

Portais colocando links em suas páginas principais para mandar o usuário para outros domínios já é tendência em alguns grandes conglomerados de mídia. No fim de 2008, o site do “The New York Times” passou a ter uma versão com links para outros jornais e até blogs. Esse links são diferenciados pela cor verde e complementam a navegação do usuário.

Ao fim do debate, o consenso era um só. O mercado para os portais está em fase de transição e o usuário quer cada vez mais ter sua presença na rede, em uma via de duas mãos. “É por isso que o Terra mudou seu conceito recentemente e vai continuar evoluindo nessa direção”, afirmou Paulo Castro, do Terra. “Os portais, se não tomarem cuidado, vão perder relevância”, concluiu Caio Túlio Costa.

Compartilhar